AM Estéreo

SISTEMAS DE AM ESTÉREO

Diversos laboratórios no mundo inteiro trabalharam para o desenvolvimento de sinais de áudio em estéreo na faixa de AM de ondas médias e curtas. Os 5 principais sistemas serão descritos a seguir:

a) BELAR

Este sistema foi originalmente desenvolvido pela RCA através dos laboratórios Belar e consiste num sistema matricial.

Neste sistema o sinal L+R (Esquerdo mais direito) modula em amplitude o transmissor exatamente como na transmissão monofônica convencional, enquanto que o sinal L-R passa por um circuito especial e modula o sinal do transmissor mas em frequência.

Isso significa que o sinal transmitido passa a ter faixas laterais que são moduladas ao mesmo tempo em amplitude e em frequência (AM e FM). As faixas laterais moduladas em frequência (FM) contém a informação sobre o conteúdo estéreo do programa enquanto que a faixa lateral modulada em amplitude (AM) contém a informação do canal L+R que pode ser reproduzido de maneira normal em qualquer radio monofônico, sem modificações.

Para separar os canais temos então um bloco especial no receptor que reconhece os sinais FM do canal L-R. Por um sistema matricial é então possível combinar os sinais L=R e L+R e assim separar as componentes L e R, enviando-as para os amplificadores correspondentes.

Na figura 1 temos um diagrama de blocos que mostra como funcionaria tal receptor, ou especificamente o setor decodificador       http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/6246-tel053.pdf                 S2000_2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s