OQUE SIGNIFICA CAMPO ELETROMAGNÈTICO

O campo eletromagnético é um fenômeno que envolve o campo elétrico e o campo magnético variando no tempo.

As equações de Maxwell constituem basicamente a teoria dos fenômenos eletromagnéticos. No entanto, é importante ressaltar que a Lei de Faraday da indução, é um dos importantes princípios do fenômeno. Uma experiência que podemos observa-lo é quando se aproxima um imã de uma espira de um fio condutor ligado a um galvanômetro e nota-se que a agulha indicadora do instrumento desvia a direção, Quando o imã é afastado, a agulha desvia para uma direção oposta, e havendo esse movimento relativo entre o imã e a bobina, haverá uma indução de corrente elétrica, criando um campo eletromagnético formado pela interação do campo magnético com um campo elétrico, ou seja, um campo magnético variável no tempo produz um campo elétrico, e da mesma maneira, todo campo elétrico variável no tempo produz um campo magnético.

Matematicamente, um campo eletromagnético é um campo composto de dois vetores campo: o campo elétrico (E) e o campo magnético (B). Os vetores E e B que caracterizam esses dois campos, e possuem um valor definido a cada ponto no espaço e tempo. As equações de Maxwell são responsáveis por unir esses dois campos.

As ondas eletromagnéticas são uma consequência da formação do campo eletromagnético, e se propagam através do vácuo com a velocidade da luz. fonte wikipedia

campo_eletromagnetico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s