Carga Fantasma RF

Nos transmissores, uma carga fantasma (dummy antenna) é um dispositivo usado para substituir as antenas, durante testes e ajustes, para evitar emissões indesejáveis de radiação eletromagnética, bem como se evitar danos ao equipamento transmissor.

Durante testes e ajustes, quando a carga fantasma é conectada no lugar da antena durante as transmissões, evita-se que o transmissor cause interferência eletromagnética com outros rádios transmissores/receptores.

Se um transmissor é testado sem nenhum tipo de carga conectada, tal como uma antena ou carga fantasma, o transmissor poder ficar danificado. Também, se um transmissor é ajustado sem nenhuma carga, ele terá um comportamento diferente quando conectado a uma carga, e assim os ajustes realizados estarão incorretos.

Uma carga fantasma deverá ser uma resistência pura, ou seja, sem características indutivas ou capacitivas. O valor da resistência deverá ser o mesmo da impedância da antena e da linha de transmissão (geralmente, cabo coaxial), que normalmente possuem valores de 50 Ω (mais utilizado) ou 75 Ω.

fonte:wikpedia1 c_fantasma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s