# FM estendido #

Os testes em FM estendido devem seguir em São Paulo e a intenção dos responsáveis é de não desligar a estação transmissora nesse final de semana, situação que deverá ser confirmada nas próximas horas. A Jovem Pan AM é repetida em 84.7 FM, estando na terceira etapa do processo (1.5kw de transmissor, antena Shively 6277 com dois elementos). Na primeira fase (ocorrida no final de agosto) a 84.7 FM transmitiu com 200 watts e na segunda (semana passada) com 1kw. O Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes que captaram a FM estendida em locais distantes cerca de 15km da torre (instalada na Avenida Paulista, número 807 – ).

“Esta semana estamos monitorando o comportamento espectral e cobertura. Serão inúmeros testes que estão programados. Os relatórios serão trimestrais e serão apresentados em público quando de eventos da AESP. No dia 30 de setembro divulgaremos alguns tópicos iniciais dos relatórios de transmissão.”, explica Eduardo Cappia, técnico da EMC responsável pelos testes. Essa apresentação será realizada no “Seminário Técnico da AESP”, dia 30 no Hotel Transamérica da Avenida Paulista, em São Paulo.

FM estendido

A faixa estendida vai de 76 MHz até 87 MHZ e hoje não é utilizada pelas emissoras de rádio brasileiras (está destinada a TV analógica). O processo de migração das Ams utilizará esse espectro apenas em localidades onde o FM “convencional” (88.1 MHz a 107.9 MHZ) está sem espaços, casos de regiões como a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, entre outras. Um levantamento realizado pela ABERT/SET realiza uma previsão dos caminhos que a migração deverá seguir em relação ao FM estendido e a faixa normal. fonte:http://www.acaert.com.br/aparelhos-de-radios-com-fm-estendido-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s